echa un vistazo a la versión en español
go to english version
Visite o site em português
Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dr. Osmar Castro

Mestrado e Doutorado em Prótese Dentária CRO 35283

ACESSE BLOG DR. OSMAR CASTRO


 Prof. Dr. Osmar Castro:


• Especialização em Prótese Dentária pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia – U.S.P.• Mestre em Prótese Dentária – pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – U.S.P.• Doutor em Prótese Dentária – pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – U.S.P.• Professor Titular da disciplina de Prótese Dentária da Faculdade de Odontologia da Universidade de Santo Amaro (UNISA) (1992-2008).• Professor Adjunto da disciplina de Prótese Dentária da Faculdade de Odontologia da Camilo Castelo Branco (UNICASTELO) (2000-2002).• Responsável pela Disciplina de Prótese Total do curso de Mestrado da Faculdade São Leopoldo Mandic  (2005-2013).• Autor do livro “Técnica da Clonagem Terapêutica em Prótese Total” pela Editora Santos.

Curriculun

Graduação

Curso de Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Início: 1982 - Conclusão: 1986

Pós-graduação



  • Especialização em Prótese Dentária -USP pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia – F.O.U.S.P.

  • Mestre em Prótese DentáriaUSP -pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – F.O.U.S.P.

  • Doutor em Prótese DentáriaUSP, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – F.O.U.S.P.


Professor de Pós-Graduação 



  • Professor Responsável pela Prótese Total do Curso de Mestrado da São Leopoldo Mandic (Campinas) 2006-2013

  •  Professor Responsável pelo Curso de Prótese Total do curso de Mestrado em Prótese Dentária da UNORP - São José do Rio Preto 2006


Professor de Especialização



  • Responsável pelo curso de prótese total de especialização em Prótese Dentária do Hospital da Vila Militar do Rio de janeiro (2006)

  • Responsável pelo Curso de Prótese Total do Curso de Especialização em Prótese Dentária do Hospital de Guarnição da Vila Militar do Rio de Janeiro (2003)

  • Responsável pelo Curso de Prótese Total do Curso de Especialização em Prótese Dentária do Hospital de Aeronáutica de São Paulo - HASP (2001).


Professor na Graduação



  • Professor Titular da Cadeira de Prótese Dentária da Universidade de Santo Amaro (1992-2008) (UNISA)

  • Professor Adjunto da Cadeira de Prótese Dentária da Universidade Camilo Castelo Branco (2000-2002)


Trabalhos publicados em revistas científicas e Livro publicado


Autor do livro: Técnica da Clonagem Terapêutica em Prótese Total . Editora Santos 2009, 179 páginas.


“Prótese Total Caracterizada e Polimerizada por Energia de microondas”. Odonto POPE V.2,N.2,P.359-370 –ABR/JUN. 1998. “Reprodução em gesso da curva de compensação do paciente de Prótese total”. PCL (Revista Brasileira de Prótese clínica & Laboratorial) V.1,N.2,P.151-161, 1999.


“Técnica de reparo em prótese total fraturada.” Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro.V.4,N.2,P.59-61 ,julho/dez, 1999.


“Prótese Total oca impermeabilizada por fotopolimerização”.PCL (Revista Brasileira de Prótese clínica & laboratorial).V.2,N.5, 2000.


“Avaliação estética da montagem dos seis dentes superiores anteriores em Prótese total” Pesquisa Odontológica Brasileira v.14,n.2,abril/junho, 2000.


“Técnica da Clonagem em Prótese total” PCL (Revista Brasileira de Prótese clínica & laboratorial).V.5,N.24,-mar/abril 2003.


“Reprodução em silicone da curva individual de compensação do paciente de prótese total” PCL (Revista Ibero americana de Prótese clínica & laboratorial).V.6,N.32, jul/ago 2004.


“Seleção da largura dos dentes artificiais anteriores através de medidas antropométricas da face e da extensão do arco dentário” Revista da pós-graduação (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo).V.12,N.1, janeiro/março 2005.


“Estudo sobre as proporções das larguras mesiodistais dos dentes naturais anteriores e posteriores” Revista da pós-graduação (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo).V.12,N.1, janeiro/março 2005.


"Avaliação das larguras mesiodistais de dentes artificiais de três cartas-moldes utilizadas no Brasil” Revista da pós-graduação (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo).V.12,N.2, abril/junho 2005.


“Nível de conhecimento de pacientes portadores de próteses totais sobre os cuidados posteriores à instalação” PCL (Revista Ibero americana de Prótese clínica & laboratorial).V.8,N.39, jan/mar 2006


"Use of 0.25% and 0.025% peracetic acid as disinfectant agent for chemically activated acrylic resin: an in vitro study / Uso do ácido peracético a 0,25% e a 0,025% como agente desinfetante de resina acrílica ativada quimicamente: estudo in vitro". RGO - Revista Gaúcha de OdontologiaV. 60, N. 3, 2012. Luciana REIS , Artemio Luiz ZANETTI, Osmar Vieira de CASTRO JUNIOR, Elizabeth Ferreira MARTINEZ.


 


Painéis



  • Participou de 26 à 28 de outubro de 1998, do evento promovido pela comissão de Pesquisa da FOUSP na qualidade de : Apresentador do painel: “Avaliação estética da montagem dos seis dentes superiores anteriores em prótese total”.

  • Participou da Comissão julgadora dos painéis durante a XI Reunião de pesquisa e VIII Seminário de Iniciação científica da FOUSP, nos dias 14 e 15 de outubro de 2003.

  • Participou de 24 a 28 de outubro de 2005, do XVI Congresso e XVIII Jornada Odontológica da Universidade de Santo Amaro na qualidade de apresentador do painel: “Selamento posterior em prótese total com pasta de óxido de zinco e eugenol.”


 




 Participações em bancas científicas de Graduação, Mestrado e Doutorado


- Participou como membro efetivo da banca examinadora de trabalho de conclusão de curso da aluna Alessandra Barbosa de Assis, intitulado: Etapas clínicas para a confecção de prótese total imediata no dia 31.10.05 (UNISA).


- Participou como Membro Efetivo da banca examinadora de trabalho de conclusão de curso do aluno Diego Fernandes Queiroz, intitulado Forças aplicadas na Resina Composta em prótese Parcial Removível, no dia  07/11/2005 ( UNISA)


- Participou como Presidente da banca examinadora de trabalho de conclusão de curso do aluno Diego Soares Del Mestre, intitulado: Técnicas de moldagens funcionais para próteses totais mucoso suportadas no dia 12.12.06 (UNISA).


- Participou como Presidente da banca examinadora de trabalho de conclusão de curso apresentado pelas as alunas Lilian Caroline Caetano Ferreira e Thaís Ayako Hossaka, intitulado : Estomatite protética resultante do uso de Prótese Total no dia 13/12/2006 ( UNISA) .


- Participou como Membro Efetivo da banca examinadora do Exame de Qualificação composta pelos Profs Dr. Artemio Luiz Zanetti (Presidente) e Eduardo Elviro Froner, do  trabalho intitulado: Análise de modelos para confecção de próteses parciais removíveis,enviados a laboratórios de próteses, com relação ao planejamento e preparo da boca , do aluno Fabiano Bender Panta, no dia 13/12/2007 (São Leopoldo Mandic) .


- Participou como Membro Efetivo da banca examinadora da Defesa Pública de Dissertação, composta pelos Profs (a ) Drs (a ) Artêmio Luiz Zanetti (Presidente) e Eduardo Elviro Froner, quando foi examinado o trabalho intitulado: Análise de moldes de próteses parciais removíveis,enviados a laboratórios de próteses de Santa Cruz do Sul – RS, com relação ao planejamento e preparo da boca, do aluno Fabiano Bender Panta no dia 14/02/2008 ( São Leopoldo Mandic) .


-  Participou como membro da banca examinadora de Defesa Pública de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado :  Contribuição ao estudo porosidade das resinas acrílicas para bases de próteses totais alterando-se a relação polímero/monômero, da aluna Fernanda Aline Freitas Ferreira no dia 11/02/2009( São Leopoldo Mandic).


-  Participou como membro da banca examinadora de Defesa Pública de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado:  Avaliação de alterações da dimensão verticais de oclusão da prótese total utilizando três ciclos de polimerização por micro-ondas, do aluno Joubert Afonso Barbosa no dia 12/02/2009 ( São Leopoldo Mandic).


- Participou como membro da banca examinadora de Defesa Pública de Qualificação da Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Análise cefalométrica de paciente reabilitados com prótese total dupla, correlação de padrões ortodônticos e satisfação pessoal do paciente, da aluna Lúcia Monteiro Machado Augusto Lima no dia 19/03/2009 (São Leopoldo Mandic).


- Participou como membro da banca examinadora de Defesa Pública de Qualificação da Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado:   Avaliação da dimensão vertical de oclusão em prótese total utilizando três ciclos de polimerização por micro-ondas, do aluno Joubert Afonso Barbosa, no dia 16/04/2009 (São Leopoldo Mandic).


-  Participou como membro da banca examinadora de Defesa Pública de Qualificação da Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Avaliação in vitro  da  eficácia do uso do ácido peracético como agente desinfetante em resina acrílica ativada quimicamente, da aluna Luciana Reis no dia 18/06/2009 (São Leopoldo Mandic).


-   Participou como membro da banca examinadora de Defesa Pública de Qualificação de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Estudo in vitro da perda de retenção de diferentes sistemas de barra/clipes plásticos utilizados em overdentures, do aluno Eduardo Cinel Agostinel no dia 18/06/2009 (São Leopoldo Mandic).


- Participou como membro da banca examinadora de Defesa Pública da Qualificação Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Análise comprovada da percepção estética visual entre estudantes de odontologia e seus pacientes em relação a seleção de cor e forma dos dentes artificiais, da aluna Poliana Vilas Boas Reis França no dia 15/06/2009 (São Leopoldo Mandic).


- Participou como membro da banca examinadora de Defesa pública de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado : Contribuição ao estudo da presença de poros na resina acrílica termicamente ativada para base de próteses totais, verificando-se proporção polímero/monômero ,da aluna


Fernanda Aline Freitas Ferreira (São Leopoldo Mandic).


-  Participou como membro da banca examinadora de Defesa Pública Qualificação Dissertação,quando foi examinado o trabalho intitulado: Avaliação in vitro da eficácia do uso do ácido peracético a 0,25% e a 0,025% como agente desinfetante em resina acrílica ativada quimicamente da aluna Luciana Reis no dia 20/08/2009 (São Leopoldo Mandic).


- Participou como membro da banca examinadora de Defesa Pública Dissertação, quando  foi examinado o trabalho intitulado: Avaliação comparativa da percepção estética entre estudantes de Odontologia e seus pacientes em relação a seleção de cor e forma de dentes artificiais, da aluna Poliana Vilas Boas Reis França , no dia 19/08/2009 (São Leopoldo Mandic)


-  Participou  como membro da banca examinadora de Defesa Pública de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado : Análise cefalométrica de pacientes reabilitados com prótese total dupla, correlação com padrões ortodônticos e satisfação pessoal do paciente, da aluna Lúcia Monteiro Machado Augusto Lima, no dia 12/11/2009, (São Leopoldo Mandic).


-         Participou como membro da banca examinadora de Defesa Pública de Dissertação , quando foi examinado o trabalho intitulado:  Avaliação da resistência de união entre dentes de resina composta e resina acrílica a bases de resina acrílica, da aluna Thaís Dagnoni de Oliveira, no dia 11/02//2010 ( São Leopoldo Mandic).


-          Participou como membro de Defesa Pública de Dissertação , quando foi examinado o trabalho intitulado : Estudo comparativo de resistência entre dentes de resina composta e resina acrílica à base de resina acrílica ativada termicamente , da aluna Thaís Dagnoni de Oliveira, no dia 15/04/2010 ( São Leopoldo Mandic ) .   


-        Participou como membro da examinadora de Defesa Pública de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado : Estudo da distribuições de tensões pelo método de elementos finitos entre dentes de resina acrílica com modificação em sua interface e a base de resina acrílica em prótese total, do aluno Rodrigo Ferreira Carregal, no dia 16/09/2010 (São Leopoldo Mandic) .


-        Participou como membro da mesa examinadora de Defesa Pública de Qualificação de Dissertação , quando foi examinado o trabalho intitulado : “Análise comparativa in vitro da retenção de dois sistemas de barra/clipes de plásticos utilizados em overdenture” , do aluno Eduardo Cinel Agostineli no dia 17/03/2011 ( São Leopoldo Mandic).


-        Participou como membro da mesa examinadora de Defesa Pública de Qualificação de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Avaliação em indivíduos dentados da visualização do incisivo central superior em repouso e sorrindo, da aluna Nelma de Almeida Costa no dia 17/03/2011 (São Leopoldo Mandic).


-        Participou como membro de mesa examinadora de Defesa Pública de Qualificação de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado:  Estudo comparativo de três tipos de resinas acrílicas para bases de prótese total com relação a liberação de monômero residual e alteração das propriedades mecânicas em dois ciclos de polimerização, do aluno Rodrigo de Araújo Rodrigues no dia 19/05/2011 (São Leopoldo Mandic).


-        Participou como membro de mesa examinadora de Defesa Pública de Qualificação de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Estudo da distribuição de tensões pelo método do elemento finito entre base e dentes de resina acrílica com 5 diferentes retenções mecânicas adicionadas em prótese total, do aluno Rodrigo Ferreira Carregal no dia 16/06/2011 (São Leopoldo Mandic).


-        Participou como membro de mesa examinadora de Defesa Pública de Qualificação de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Estudo comparativo de três tipos de resina acrílica para base de prótese total com relação à liberação de monômero residual pelo método de turbidimetria e alteração de duas propriedades mecânicas, do aluno Rodrigo Araújo Rodrigues no dia 20/11/2011 (São Leopoldo Mandic).


-        Participou como membro da mesa examinadora da Defesa Pública de Qualificação de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado:     Análise de diferentes espessuras de bases resilientes para prótese total quanto ao comportamento de deformação elástica,  da aluna Raquel Oliveira Lopes no dia 24/11/2011 (São Leopoldo Mandic).


-        Participou como membro da mesa examinadora de Defesa Pública de Qualificação de Dissertação , quando foi examinado o trabalho intitulado:  Análise da alteração da dimensão vertical de oclusão com resina acrílica ativada termicamente em micro-ondas em quatro diferentes tempos de espera na prensa hidráulica, do aluno Fernando Thalheimer Bacchi, no dia 24/11/2011 (São Leopoldo Mandic).


-        Participou como membro da mesa examinadora de Defesa Pública de Qualificação de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Análise in vitro da dimensão vertical de oclusão com resina acrílica ativada termicamente em micro-ondas utilizando quatro diferentes tempos de espera na prensa hidráulica, do aluno Fernando Thalheimer Bacchi no dia 19/01/2012 (São Leopoldo Mandic).


-        Participou como membro da mesa examinadora de Defesa Pública de qualificação de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Avaliação da resistência flexural em reparos de resinas acrílicas reforçadas por fios de aço e fibras de vidro, do aluno Luiz Carlos Arenhardt Júnior no dia 09/02/2012 (São Leopoldo Mandic).


-        Participou como membro da mesa examinadora de Defesa Pública de Qualificação de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Avaliação em indivíduos dentados da altura e visualização do incisivo central superior direito em repouso e sorrindo naturalmente, da aluna Nelma Maria de Almeida Costa no dia 12/04/2012 (São Leopoldo Mandic).


-        Participou como membro da mesa examinadora de Defesa Pública de Qualificação de Dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Avaliação da resistência flexural em reparos de resinas acrílicas termopolimerizadas por energia de micro-ondas reforçadas por fios de aço e fibras de vidro, do aluno Luiz Carlos Arenhardt Júnior no dia 12/04/2012 (São Leopoldo Mandic) .


-        Participou como membro da mesa examinadora de defesa Pública de Qualificação de dissertação, quando foi examinado o trabalho intitulado: Achados radiográficos de interesse protético observados em arcos totalmente edêntulos em radiografias panorâmicas, do aluno Cássio do Carmo Machado, no dia 17/05/2012 (São Leopoldo Mandic)


 



- Participou como membro da mesa juntamente com o Prof.Dr. Artemio Luiz Zanetti e com o Prof.Dr. Pedro Paulo Feltrin. Participação em banca de Raquel de Oliveira Lopes. Análise da deformação elástica irreversível de diferentes espessuras de duas bases resilientes para prótese total. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Prótese Dentária) - Instituto e Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic.





- Participou como membro da mesa juntamente com a Prof.Dra. Raquel Virgínia Zanetti e o Prof.Dr. Artemio Luiz Zanetti.  Banca de Luiz Carlos Arenhardt Júnior. Avaliação da resistência flexural em reparos de resinas acrílicas reforçadas por fio de aço e fibra de vidro. 2012. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.


 


Outros cursos e aulas ministradas



  •  Freqüentou o curso de “ANESTESIOLOGIA “, ministrados pelos Profs. Drs. Jonas Ranali e Jonas Vaz de Arruda, com duração de 8 horas, no dia 22 `a 28 de maio de 1982, patrocinados pelo Diretório Acadêmico “XI DE ABRIL” da Faculdade de Odontologia de Santo Amaro.

  •  Freqüentou o curso de “PRÓTESE FIXA “ – TEÓRICO, ministrado pelo Profs. Drs. Matsuyoshi Mori e Ivo Contin, em 2 sessões num total de 8 horas, no dia 09 de julho de 1987, na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - Escola de Aperfeiçoamento Profissional - EAP – Central



  •  Participou como aluno do curso “ ORTODONTIA PARA CLÍNICO GERAL TEÓRICO PRÁTICO E BÁSICO “, ministrado pelo Prof. Dr. José Pereira da Silva e equipe, em 17 sessões no total de 52 horas, no dia 07 de dezembro de 1988, no Sindicato dos Odontológicos no Estado de São Paulo Ciclo de Curso de Atualização.

  •   Freqüentou o curso de “PRÓTESE TOTAL – FASE CLÍNICA E LABORATORIAL”,com duração de 4 horas, realizado durante o III CONGRESSO PAULISTA DE TÉCNICOS EM PRÓTESE DENTAL, II ENCONTRO NACIONAL DE TÉCNICOS EM PRÓTESE DENTAL  e  II CONFERÊNCIA NACIONAL DAS PROFISSÕES PARA-ODONTOLÓGICAS, nas dependências da F.A.U . – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, no Período de 5 `a 8 de julho de 1989. 

  •  Participou durante os dias 9,10 e 11 de novembro de 1989, do curso de “PRÓTESE TOTAL” , ministrado pelo Prof. Dr. Hiroumi Takito com duração de 4 horas, da II JORNADA NACIONAL DOS TÉCNICOS EM PRÓTESE “5 DE NOVEMBRO “ e I ENCONTRO DAS ENTIDADES DE PRÓTESE DENTÁRIA”, no Centro do Professor  Paulista São Paulo SP

  •  Freqüentou o curso de Extensão Universitário “ATUALIZAÇÃO EM PRÓTESE DENTAL, ministrado pelo Prof. Dr. Tadachi Tamaki, com duração de 60 horas no Período de 05 de março à 30 de abril de 1990, na Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia Fundação para Desenvolvimento Científico e tecnológico da Odontologia.

  •  Freqüentou o curso de “REABILITAÇÃO ORAL”- TEÓRICA , ministrado pelo Prof. Dr. Milton Edson Miranda, em 2 sessões com duração de 8 horas, no dia 04 de julho de 1990, na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas escola de Aperfeiçoamento Profissional APCD /CENTRAL.

  •   Freqüentou o curso de  “Emergências em Prótese” – TEÓRICO, ministrado pelo Prof. Dr. Ivo Contin em 1 sessão com duração de 4 horas , no dia 05 de julho de 1990, na associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Escola Paulista de Aperfeiçoamento Profissional APCD/CENTRAL.

  •  Freqüentou o curso de “ PRÓTESE PARCIAL FIXA EM METALOCERÂMICA “TEÓRICO/PRÁTICO”, ministrado pelo Profs Drs. Kiyoshi Matsura-Celso Shin-Ite Tanaka e Hiromi Yonezawa em 15 sessões com duração de 60 horas , no dia 03 de dezembro de 1990, na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Escola de Aperfeiçoamento Profissional- EAP/APCD/CENTRAL.

  •   Participou como membro ativo, no “SEMINÁRIO DE PROCEDIMENTOS INVASIVOS E NÃO INVASIVOS EM PRÓTESE DENTAL” promovido pelo Departamento de Prótese Dental da Associação Paulista  de Cirurgiões Dentsitas , com duração de 08 horas no dia 13 de dezembro de 1990.

  •  Participou do curso de “CINESIOLOGIA DA OCLUSÃO DISFUNÇÃO EM PRÓTESE TOTAL EVOLUÇÃO DOS TRATAMENTOS DE A.T.M”, ministrado pelos Profs . Drs. Luiz A. Soares, Henrique Cerqueira Netto e Ruy Fonseca Brunetti, com duração de 4 horas, no dia 02 de abril de 1991 na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

  •   Participou do curso de “PRÓTESE E PERIODONTIA”, ministrado pelos Profs . e Drs. Euloir Pazanezzi e Luiz Fernando Pegorado , com duração de 8 horas no dia 04 de abril de 1991 na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

  •  Participou do curso “OCLUSÃO , sobre o tema, “OCLUSÃO E A.T.M- UMA VISÃO ATUALIZADA “, ministrado por Prof.Dr. Carlos dos Reis Pereira de Araújo, no dia 03 de abril de 1991, na Associação Paulista de Cirurgião Dentista.

  •  Freqüentou o curso extensão universitária sobre “ATUALIZAÇÃO EM PRÓTESE DENTAL”, ministrado pelo Prof. Catedrático Tadachi Tamaki,com duração de 60 horas, no período de 04 de fevereiro a 31 de março de 1992, na Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia. 

  •  Freqüentou o Curso de  “PRÓTESE E DENTÍSTICA”, ministrado pelo Prof.Atsushi Yamashita , D.D.S.Ph. D. , patrocinado pela COMISSÃO DE PESQUISA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, nos dias 03 e 04 de maio de 1994, com duração de 8 horas.

  •  Participou do curso de  “CARACTERIZAÇÃO EM PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL COM USO DE RESINAS PIGMENTADAS E ESCOLA  POLICROMÁTICAS DE GENGIVAS” , ministrado pelo TPD. Tomaz Gomes, nos dias 12 e 13 de dezembro 1994 , com duração de 12 horas.

  •   Participou do curso Internacional “ADAPTAÇÃO DA RESTAURAÇÃO DENTAL NOS TECIDOS “, ministrado pelo Prof. Mário Martignoni- (Itália), com 06 horas, no dia 06 de dezembro de 1997, durante o “ MEETING OF MASTERS “, no Centro de Convenções  Rebouças-São Paulo . 

  •   Participou como Membro Efetivo do  3O MEETIN DE ESPECIALISTAS EM PRÓTESE E PERIODONTIA” , realizado na Faculdade de Odontologia de Bauru – SP, nos dias 23 à  24  de outubro de 1997.

  •  Participou do curso  “REABILITAÇÃO BUCAL COM PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS CONJUGADAS COM PRÓTESES FIXA”, com duração de 3 horas, ministrado pelo Prof. Dr. Adolfo  Tassani Ferraro (Uruguay), realizado na Escola de Aperfeiçoamento Profissional (APCD – Central), no dia 22 de setembro de 1997.

  •   Participou das conferências : “ESTUDO DOS MÉTODOS FONÉTICOS PARA OBTENÇÃO DA DIMENSÃO VERTICAL”, ministrada pela Profa. Dra. Maria Ângela Prestes Oliveira, “CIMENTAÇÃO”, ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Jambeiro da Rocha e  “DESMISTIFICAÇÃO A INTERNET E A DIDÁTICA ATRAVÉS DA INFORMÁTICA”, ministrada pelo Prof. Dr. Moacyr E. Menendez Castillero. As conferências foram realizadas nas dependências da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD – Campo de Bagatelle), com duração de 3 horas, no dia 06 de dezembro de 1997.

  •  Certificate  DYNA DENTAL ENGINEERIND BY BERGEN OP ZOOM, THE NETHERLANDS. This is to certify that, Teacher Doctor Osmar Vieira de Castro Júnior, hás succesfully completed the course  2O CURSO TEÓRICO DE IMPLANTE  E MAGNETO DYNA, He/she hás been instructed to apply the above mentione technique.This done at São Paulo Brasil,the 26 day of, março de 1998.

  •  Participou do curso “APARELHOS INTRABUCAIS COMO FORMA DE TRATAMENTO DE RONCO E APNÉIA DO SONO” ministrado pelo Prof. Dr. Alan A. Lowe , com duração de 6 horas, realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro de 1999, na UNIFESP Departamento de Psicobiologia da TPDEscola  Paulista de Medicina.

  • Participou do curso “CARACTERIZAÇÃO EM PRÓTESE TOTAL E PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL COM USO DE RESINAS PIGMENTADAS E ESCALAS POLICROMÁTICAS EM GENGIVAS”, ministrado pelo TPD Tomaz Gomes , com duração de 8 horas, no dia 08 de maio de 1999.

  •  Freqüentou o  “CURSO DE PRÓTESE TOTAL DOS CLÁSSICOS AOS IMPLANTES SEU SUCESSO MECÂNICO E BIOLÓGICO”, Teórico com duração de 04 horas, ministrado pelos Profs . drs. Biagio Attílio Georgetti e Marcelo Paupério Georgetti,durante  a realização do evento “Cursos de Férias 99 – EAP/APCD, no dia 22 de julho de 1999.

  • Participou do curso “DENTÍSTICA  RESTAURADORA ESTÉTICA”, com duração de 04 horas, ministrado por Prof. Maria Teresa Atta Bastos, no período de 13 à 16 de julho de 1999, no XXIV Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia.

  • Participou do curso de “FACETAS LAMINADAS”, ministrado pelo Prof. Mário Sérgio Limberte, no período de 25 à 29 de outubro de 1999, com duração de 04 horas, durante X Congresso  e XII Jornada Odontológica da universidade de Santo Amaro – UNISA.

  • Participou do “CURSO DE HIPNOSE”, com duração de 40 horas de realizado de outubro a dezembro de 1999, no Instituto Brasileiro de Psicossomática e Ensino.

  •  Participou do curso de “PRÓTESE TOTAL BIO ECOLOGICAL ESTHETIC DENTURE PRÁTICO DEMONSTRATIVO, CLÍNICO E LABORATORIAL”, com duração de 06 horas, promovido pelo Departamento Científico da Associação dos Protéticos do Estado de São Paulo, no dia 10 de setembro de 1999. 

  • Participou do curso “ ATUALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA” com duração de 04 horas no dia 21 de janeiro de 2000, ministrado por Adair Luis Stefanello Buzato “RESTAURAÇÕES  ESTÉTICAS DIRETAS” Carlos de Paula  Eduardo  “RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS INDIRETAS” na 19O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo.

  • Participou do Curso Nacional “SOLUÇÃO DE CASOS COM PRÓTESE TOTAL IMEDIATA”,com duração de 04 horas em 28 de janeiro de 2000, ministrado por Henrique Cerveira Netto no 19O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo.

  • Participou no XXVI CUBO – Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia – no VI EEPD – Encontro Estudantil de Prótese Dentária e na II JACB – Jornada Acadêmica de Câncer Bucal, na qualidade Ministrador da Conferência “Técnicas de Oratória Comunicação Verbal e Não Verbal, com duração de 02 horas , no período de 23 à 27 de julho de 2001.

  • Frequentou o curso “ENDODONTIA PARA O CLÍNICO GERAL”, ministrado Profs. Drs. Alcéu Berbet  e Clóvis  Bramante, com duração de 8 horas.

  • Frequentou a palestra sobre, “A Excelência em Estética Promovida pela Cirurgia Periodontal, ministrado por  Dr. André Yasumoto Ito,  num total de 3 horas no dia 03 de Março de 2009.

  •  Freqüentou a palestra sobre “Reabilitação Estética Diretas em Dentes Anteriores”, ministrada pela Dra. Cintia Helena Coury Saraceni, num total de 3 horas, no dia 31 de março de 2009.

  • Freqüentou a palestra sobre “Ortodontia Integrada a Outras Especialidades Odontológicas”, ministrada por Dr. Wilson Humio Murata em num total de 3 horas no dia 28 de abril de 2009.

  • Participou do curso Estética do sorriso - visão de um cirurgião plástico e Aplicações e complicações com o uso da toxina botulínica e ácido hialurônico, pela Academia Brasileira de Odontologia Estética, no dia 30 de junho de 2012 com duração de 4 horas.

  • Participou nos dias 28 e 29 de setembro de 2012 do encontro brasileiro 5 TPD'S realizado pela APDESP


 


 


 


 





 

ACESSE BLOG DR. OSMAR CASTRO


AV. MACUCO, 726, SALA 1902 - MOEMA
SÃO PAULO / SP | Tel : (11) 5531-1032 WHATTS (11) 991871561

-
/ | Tel :
2024 © Odontologia Castro | Todos os direitos reservados | Proíbida a reprodução total ou parcial sem autorização por escrito | Powered by FocoSP